domingo, 20 de outubro de 2013

CAMPEONATO WTC - Resultado La Sarthe 2009 14 voltas



Que corrida mais louca! O circuito de la Sarthe graças à longa Mulsanne Straight mesmo com as duas chicanes para cortar velocidade permite que o pelotão rode muito perto por causa do efeito do cone de ar e as ultrapassagens sucederam-se a um ritmo alucinante, a reta até à curva Indianapolis apesar de ser mais sinuosa teve o mesmo efeito. A contar com isso houve diferentes estratégias. a de pura velocidade para tirar o máximo partido das retas e do cone de aspiração, mas mais difícil nas zonas de curvas, e houve quem fosse com o carro mais equilibrado para as zonas de curvas mas a perder em velocidade máxima. Os pit-stops também foram uma lotaria, paragem a meio da corrida apenas para troca de pneus, pouco mais de meio, antes de se atingir o meio da corrida e dois corajosos que arriscaram e nem sequer pararam.


Tirando o inflamesVRSA e o DANIEL_CC001 a corrida dos restantes pilotos foi de altos e baixos, tão depressa estavam a lutar por o último lugar do pódio, como uma penalização os atirava para o fim do pelotão para logo a seguir estarem lá na frente e foi frequente ver os pilotos a penalizar, muitas vezes por estarem a defender o lugar ou a tentar ganhar e para darem espaço ao adversário passavam os limites da pista. O diferente apoio aerodinâmico entre os pilotos também causou sustos e por vezes penalizações, bastava o piloto da frente chegar ás Curvas Porsche e rodar mais lento que os pilotos que o seguiam com mais apoio para apanharem um valente susto e não saberem onde colocar o carro. Parabéns a todos pelo comportamento na entrada nas boxes, outra coisa não era de esperar e até houve quem conseguisse ganhar um lugar no acesso, mesmo travando bastante forte, o que prova que até houve excesso de zelo por parte de alguns pilotos, mas antes demais que nenhum.

Dados curiosos foi ver o diferente nível de desgaste de pneus e consumo de combustível, o autoaguiar logo seguido do zappa-pt foi quem consumiu mais gasolina, o autoaguiar, nem dava mais uma volta, o nelsonfernando foi dos que gastou menos. O inflamesVRSA soube sempre cuidar bem da borracha, entre o ENGYPT e o JPB-PT que fizeram a corrida toda sem parar, o JPB-PT derreteu a borracha quase toda dos pneus traseiros. Isto está ligado ao tipo de condução de cada piloto, mas também à afinação ou desafinação que realizou no seu carro.

Foi bom ver tantos pilotos à partida, infelizmente houve que perdesse a ligação, é sempre mau acabar uma corrida dessa forma depois de se dedicar algum tempo a treinar e estar-se uma semana à espera para correr e depois somos impedidos de o fazer.





1º - inflamesVRSA

2º - DANIEL_CC001

3º - nelsonfernando

4º - zappa-pt

5º - Tfs26

6º - DirtPT

7º - lpardelha

8º - Rui-Littlehands

9º - ENGYPT

10º - FariasMatias

11º - autoaguiar

12º - JPB-PT

13º - antoniofeiteira

14º - HellBoy7797



14 comentários:

  1. Eu fui um dos que fui sem apoio aerodinâmico, o que me permitia rodar bastante rápido, soube bem passar por pilotos que de outra forma não os consigo acompanhar, por outro lado chegava ás Curvas Porsche e era vê-los passar, nem esboçava a defesa do lugar, mesmo assim causei calafrios a quem me seguia, o FariasMatias é desses exemplos rodava nos meus escapes quando eu tentava passar pelo Tfs26, quando senti a falta de apoio travei mais forte e o toque do FariasMatias foi inevitável, fiquei com pena dele, foram várias as vezes que se despistou numa travagem mais tardia para me ultrapassar.

    Na última volta no fim reta Mulsanne na travagem em disputa com o Tfs26 para dar espaço encostei à direita e penalizei, ainda para mais quando desfaço a curva e vejo o DirtPT transparente, fiquei um irritado comigo porque não só podia ter evitado perder lugar para o Tfs26 como podia ter conquistado a p5 ao DirtPT. Acima de tudo diverti-me imenso e nem dei pela hora passar, venha lá umas das pistas em que tenho mais dificuldade, Nurburgring, qualquer dos formatos.

    Ao longo da semana iremos novamente treinar de preferência em conjunto como na última quinta-feira, onde se trocou setups e estratégias com a maior abertura, nem parecia que se estava a dar dicas aos rivais do dia seguinte.

    PS: Feiteira tenta participar para ficares a conhecer a pista e veres melhor a estratégia de combustível, a última nem foi preciso reabestecer, foste o único que o fez.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida uma grande corrida!!
    Ao inicio não conseguia sequer me qualificar... não sei o k estava a acontecer mas estava com muitas falhas de imagem e estava a correr tudo aos soluços e o carro simplesmente não andava.. sai e mudei óleo e restaurei chassis... entrei já sem esperança de conseguir um tempo mas acabei por ficar nos quatro primeiros com uma volta lançada... Foi muita sorte pois fiz a volta sozinho...
    A corrida começou e com receio de ficar na primeira curva perdi alguns lugares...Depois nas rectas e a loucura!! Acabei por ser penalizado quando já estava em segundo, ao tentar evitar o toque no Daniel que não me viu pisei o corrector para la do permitido e penalizei... foi o suficiente para perder o contacto como inflames e o Daniel.. lutei e acabei por me juntar ao Zappa na luta pelo terceiro lugar... evitei a luta e tentei usar o bumpdrafting para ganhar tempo aos primeiros... e ate estávamos a ganhar... mas o Zappa acabou por penalizar e fiquei sozinho sem conseguir usar a aspiração de ninguém... a rodar sozinho com muito apoio e já com os pneus degradados não conseguia impor o ritmo dos dois primeiros que fizeram um grande trabalho de equipe!
    Na paragem cometi o erro de colocar combustível... porque como na corrida estava a usar a aspiração pensei que fosse aumentar o consumo e não queria fazer uma paragem desnecessária... depois juntou-se a mim o Dirtpt que nunca percebeu que não queria lutar com ele! Queria era unir forcas e tentar chegar aos da frente pois sozinhos não chegavam os la.. ele não percebeu isso e acabou por penalizar e deixar me sozinho no terceiro lugar onde ate ao fim só tive de controlar a distancia para o Zappa...
    Sem duvida uma corrida desgastante mas das mais entusiasmantes ;)
    Os meus parabéns a todos pela corrida e bons treinos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois vê la se me pagas alguma coisinha. Fizeste a melhor volta a minha custa lol

      Eliminar
    2. vamos ter de criar um codigo buzina lol para entrar em bumpdraft mode sem fugires de mim :)

      Eliminar
    3. Sabes que tenho medo de ti. Sempre que te vejo em pista, fujo como o Diabo da cruz lol

      Eliminar
  3. quem não tiver o BMW 320 TC 03 para a próxima prova no Nurburgring GP/D 45 voltas que avise, posso enviar

    ResponderEliminar
  4. Onde andavas João???? 1.30m contra mão à tua espera na meta :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiiiiiii andei quase sempre sozinho........., então quando escureceu parei varias vezes para ligar para a "linha solidão" hehehehehe. Não dei uma para a caixa, ca mania das poupanças na fui trocar os pneus, e acabei por ter que comprar umas jantes novas, acabei sem pineu hehehehe. Abraço a todos.

      Eliminar
    2. Eheheh. Os pneus precisavam de um carro novo:p

      Eliminar
    3. Eu acho que nao ias sozinho no carro... as pit-babes iam todas enfiadas no carro ;) por isso desapareces te na escuridao :p

      Eliminar
  5. A corrida poderia ter acabado bem melhor mas vamos por partes.
    Entrei tarde por isso, há partida sabia que teria poucas voltas de fazer uma boa volta de qualificação. Não correu bem. Situei a minha melhor volta no segundo 3.59 o que era bastante fraco. Nos treinos, fiz a melhor volta de 3.58 baixo. Paciência.
    Na corrida tive bastante cuidado nas primeiras curvas. Desci 1 lugar passando a ser 9. Na primeira chicane, toquei involuntariamente no Luis penalizando depois, caindo para 13. Depois tentei sempre recuperar o máximo possível entre passagens nas últimas curvas do circuito e nas travagens onde o carro se revelava rápido e entre erros e penalizações dos meus colegas. Lá ia conseguindo chegar me a frente da corrida. Até que encontrei o Nelson que rodava em 3 lugar a 3, 4 voltas do fim e foi aí que começou o festival "penalização". Penalizei quando estava a rodar com o Nelson e ele foi há vida dele. Penalizei mais uma vez e passa o zappa e como se não bastasse, mais uma penalização e passa me o Tfs e não faltou muito para o Luis me passar também. Aliás, as minhas últimas voltas são todas acima de 4 minutos no qual se percebe os erros tremendos que cometi. Venha a próxima corrida para esquecer esta rapidamente.

    P.S.:A seguir a corrida, não sei se repararam que fiquei sem actividade inclusivamente falei depois com o Nelson e ele diz me que fizeram uma corrida em Nür com o 320 TC. Acontece que adormeci lol. Tenho feito um horário diferente do habitual tendo de me levantar bastante cedo. Não estando eu habituado a esse horário, dormo poucas horas de noite tendo aterrado completamente a seguir a corrida.

    ResponderEliminar
  6. Boas pessoal, em primeiro lugar parabéns ao inflames, não deu a minima hipótese.
    Foi uma corrida muito cool, nas primeiras voltas, eu e o inflames andamos a lutar pelo 1º lugar, mas depois de algumas voltas e algumas curvas mal dadas, percebi que ele estava mais rápido, nas boxes parei uma volta mais cedo e voltei a aproximar-me, mas estava a mais de 2 seg. e não consegui apanhar-lhe o cone de ar. O 2º lugar foi o prémio pela regularidade.

    Abraços GT's
    Daniel

    ResponderEliminar